top of page

Lua Nova, Inverno - Fase Menstrual e Praticas de Yoga

  • Foto do escritor: Gabrielle Costa
    Gabrielle Costa
  • 30 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de abr.



Artwork: Janice Wong


Lua Nova, tempo de recolher-se e adentrar a propria escuridão....

Associada com o Inverno, tempo onde as noites são mais longas e os dias mais curtos, quando o frio nos convida a ficar mais dentro e silencio fala mais alto.


FASE MENSTRUAL

A Lua Nova e Inverno são representado nos ciclos femininos pela fase menstrual, âncora do processo de poder, inicio e fim, espaço que possibilta o enraizamento do ser, a medida que a menstruação é liberada a tensão tambem diminui, possibilitando o reabastecendo que nos prepara para a próxima rodada de ação pos dencanso.

O corpo é sentido mais pesado com a retenção de agua e peso, desejamos descanso, interiorização e nutrição, e muitas vezes não encontramos esses espaço e tempo gerando estresse e exaustão.

A menstruação é o momento mais ligado ao fisico, corpo e terra e talvez o mais profundamente conectado ao espiritual, um portal muito profundo de :


Encontrar em espaços de quietude e entrega a clareza e visão interior, relembrar quem você é, livre do que foi ditado por valores externos, de conectar-se com suas inspirações, um momento de profundo autoconhecimento que traz a capacidade de experimentar a consciência expansiva em estados alterados de consciência mais elevados, presença sem esforço, êxtase, visão, amor e união.


Considerada a fase da bruxa,anciã, onde estamos mais conectadas com nossos poderes espirituais, honrar a fase menstrual ~e adquirir enorme autoridade espiritual, temos uma maior abertura para o inconsciente, acessando sonhos, memórias e também visões para dar vida a projetos que poderão ser executados em outros momentos do ciclo.


Esse é tambem o momento onde estamos mais abertas a energias externas, onde é muito importante selecionar muito bem o que colocamos dentro do nosso corpo e os lugares que frequentamos.




Desacelerar, voltar ao interior e reconhecer-se na escuridão,
fluindo pelo desconhecido, provando a real natureza.
Firmando-se no coração interior e da terra ao plantar as sementes da alma, frutos da visão elevada recebida pela entrega e silencio.

artwork: Melanie Ward


PRATICAS DE YOGA para esse periodo



O mais indicado para a fase menstrual são praticas mais leves, honrando a influencia de apana, um fluxo descendente que controla a liberação do sangue e nos conecta a terra, por conta da renovacão do utero o prana naturalmente gravita para essa area, tornando-se menos disponivel para praticas mais vigorosas, e por ser o nosso tempo de maior contato ao corpo e terra, aproveitamos dessa energia para praticas mais sutis para explorar esse potencial, auxiliar a purificação em que o corpo esta passando e asanas que auxiliem em possiveis dores e desconfortos que podem aparecer, como por exemplo dores na lombar e colicas.


Atualmente por conta de altos niveis de estresse e ansiedade muitas vezes não conseguimos acessar a sutileza dessas energias , demandando primeiramente a purificação de fortes emoções e pensamentos conflitantes para depois contemplar o sagrado espaço da menstruação.

.

NÃO SÃO RECOMENDADOS PARA PERIODO MENSTRUAL: Respirações de fogo e de bombeamento, Mūlabandha , Uḍḍīyāna bandha , Jālandhara bandha , invertidas, praticas rapidas e que geram excessivo calor.



INTRODUÇÃO AS PRATICAS DE LUA NOVA:



PRATICA Entrega e Nutrição

A segunda pratica é um yoga restaurativo, onde ja estamos em um estado de maior calma e conexão interior e queremos aprofundar nessa energia e conexão pela entrega ao relaxamento no suporte da terra. No Yoga Restaurativo usamos almofadas para que o corpo fique bem comfortavel, possibilitando um mergulho em seu interior e no momento da menstruação, auxiliando tambem na liberação de tensão causadas pela intensidade da menstruação, principalmente na lombar.




Para saber mais sobre a Serie Corpo Natureza acesse a primeira publicação ,


Inscreva-se para receber novos conteudos e novidades da comunidade, clicando aqui


Conheça mais sobre Gayatri Yoga






Comments


bottom of page